Nos últimos anos, a exposição midiática de crimes como a corrupção e a lavagem de dinheiro ganharam destaque nos mais diversos segmentos. Políticos, empresários e pessoas influentes que antes não estavam no radar de alerta de instituições ou órgãos públicos vieram à tona e, mais do que isso, transformaram-se em peças-chave para desvendar esquemas complexos de corrupção no país.
No que se refere à legislação, até 2012 a Lei de Lavagem de Dinheiro, ou Lei nº 9.613, de 1998, apenas contemplava os crimes de narcotráfico e corrupção como antecedentes à lavagem de dinheiro. Definição esta que limitava o poder de alcance de investigações e, posteriormente, a responsabilização criminal de contraventores.
Contudo, após a sua alteração, pela Lei nº 12.683, de 2012, qualquer infração penal com motivação financeira passou a ser classificada como antecedente ao crime de lavagem de dinheiro, o que representou uma mudança significativa no cenário presente até então, que ainda propiciava grandes chances de ocultação ou desvio de recursos.
Dessa forma, para quem atua na área de prevenção à lavagem de dinheiro, ter amplo conhecimento sobre as pessoas com quem mantém relações comerciais deixou de ser algo ocasional e passou a ser requisito obrigatório no suporte ao posicionamento da instituição. Por isso, o monitoramento de informações, sobretudo o de notícias, é uma ferramenta essencial em qualquer setor de PLD-FT.
Entretanto, acompanhar e analisar de forma precisa todas as milhares de notícias que são publicadas diariamente pelos veículos de comunicação relacionadas a pessoas que cometem crimes no país, em especial de caráter econômico, pode ser uma tarefa árdua, especialmente ao se considerar a necessidade de análise e tratamento adequados das informações disponíveis, de modo a evitar prejuízos no bom desenvolvimento de ações contra a corrupção ou a lavagem de dinheiro no setor de conformidade.
Por isso você, profissional da área, que lida cotidianamente com situações relacionadas ao risco de imagem, deve saber da importância de se ter à disposição uma ferramenta completa que auxilie nas tomadas de decisão.
E é justamente isso que oferece a AML Consulting, maior bureau reputacional do mercado, que comporta uma base de dados com mais de 1 milhão perfis cadastrados a partir de triagem e avaliação precisa de notícias, realizadas por uma equipe altamente especializada.
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