As instituições financeiras são a porta de entrada para integração de bens e valores de origem ilícita à economia formal. Por este motivo, elas devem cooperar para o enfraquecimento das organizações criminosas, implementando programas de integridade capazes de detectar o uso de seu serviços nas práticas de lavagem de dinheiro.
Análise de risco: qual o papel do profissional de PLD-FT?
Cabe aos profissionais de PLD-FT interpretar as obrigações legais impostas pela Lei nº 9.613/98, atualizada em 2012 pela Lei nº 12.683/12, que versa sobre o dever da instituição de identificar seus clientes, registrar operações e certificar a capacidade financeira e comunicar ao Coaf quando detectar indícios relacionados com a lavagem.
Deve investigar e aferir os riscos da atividade financeira da empresa; monitorar e controlar situações que possam gerar danos legais e reputacionais. Além de comunicar aos reguladores as estratégias adotadas em casos considerados suspeitos e construir relatórios que comprovem a integridade do negócio.
Conclui-se que este profissional possui muitas responsabilidades e está em suas mãos o dever de zelar pelo cumprimento da legislação. Para isso, ele deve contar com o apoio de uma equipe preparada, capaz de auxiliá-lo no desenvolvimento das tarefas, além do uso ferramentas adequadas.
A seguir, listamos 5 problemas que podem ser evitados com o uso da solução Risk Money Due Diligence
1. Multas e sanções
Por causa da Lei de Lavagem de Dinheiro, o setor obrigado precisa seguir as regras que visam inibir o mau uso do sistema financeiro. E a não observância da legislação pode ser punida com advertência, multas e até mesmo a suspensão das atividades comerciais. Pensando nisso, a AML desenvolveu o Risk Money Due Diligence, maior e mais assertivo banco de dados reputacional da América Latina. A plataforma pode ser utilizada em processos de diligência de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores. Além de facilitar o reporte de situações consideradas atípicas ao Coaf.
2. Negócios com pessoas e organizações envolvidas em crimes financeiros
O Risk Money Due Diligence é composto por cinco módulos: Mídia Tratada e Listas de Sanções Nacionais, Pessoas Expostas Politicamente (Lista PEP), Listas Restritivas Internacionais, Consultas em Diários Oficiais e Informações Socioambientais. Isso garante à empresa o acesso a informações seguras e atualizadas sobre a idoneidade de seu cliente e parceiro de negócio.
3. Perda de tempo com a mineração de dados
Quanto tempo a sua equipe gasta na mineração de dados? O Risk Money Due Diligence apresenta mais de 99% de assertividade, monitora mais 30 mil fontes e disponibiliza dados tratados por uma equipe de especialista. Isso significa maior segurança e agilidade nos processos de diligência, benefícios indispensáveis para quem precisa avaliar grandes volumes de informação.
4. Monitoramento ineficiente de operações e perfis
O Risk Money Due Diligence possibilita o diretor olhar de modo específico cada situação, assim implementar controles internos proporcionais aos riscos identificados e estabelecer o monitoramento de cadastros e operações de modo mais eficiente e mais assertivo. Além disso, a plataforma possui mais de um milhão de perfis cadastrados e apresenta o score de risco dos perfis.
5. Prejuízo reputacional
As instituições precisam ficar atentas quanto ao desgaste reputacional que, em alguns casos, pode significar o fim dos negócios. O Risk Money Due Diligence pode auxiliar no monitoramento das ações que compõem os Programas de Conhecimento acerca de clientes, funcionários, fornecedores e parceiros. Isso ajuda a empresa evitar e até mesmo interromper relações inidôneas.
Quer saber mais sobre as vantagens do Risk Money Due Diligence? Entre em contato com a nossa equipe, eles vão esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar, de maneira mais detalhada, todos os benefícios da solução.