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7 passos para evitar que sua empresa seja envolvida com lavagem de dinheiro 

Para descobrir se a sua organização corre o risco de estar envolvida com lavagem de dinheiro, é necessário adotar medidas que estejam em conformidade com a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (9.613/1998). Esses procedimentos devem ser implementados de acordo com o perfil de riscos da empresa, visando assegurar que estejam alinhados aos seus objetivos estratégicos, porte e segmento de atuação. Por isso, a AML Risco Reputacional preparou algumas dicas de ações para a identificação e prevenção ao crime de lavagem de dinheiro: 

1. Comprometimento da alta administração 

Os ocupantes dos altos cargos devem estar comprometidos com essas ações e servirem de exemplo para os demais colaboradores, além de exigir que a instituição adote e cumpra procedimentos éticos que respeitem a lei de prevenção à lavagem de dinheiro. 

2. Estruturar e fortalecer a atuação de uma área de Compliance 

Compliance pode coordenar as ações de prevenção à lavagem de dinheiro. Contudo, é necessário que seja uma área forte, autônoma e com acesso direto à alta administração. 

3. Definir e aplicar o Código de Ética e Conduta 

Estabelecer, divulgar e incentivar a prática dos compromissos éticos da organização, que devem estar em sintonia com as exigências da lei e regulamentações de prevenção à lavagem de dinheiro. Essas políticas devem ser formalizadas e amplamente divulgadas a todos os funcionários, fornecedores, parceiros, clientes e demais agentes que mantenham relações com a empresa. 

4. Treinamento periódico de funcionários e terceiros 

Desenvolver e promover programas de treinamento e de conscientização de todos os integrantes da empresa sobre as políticas e normas internas e externas da organização, a fim de atualizá-los sobre a importância de se prevenir a lavagem de dinheiro e alertá-los em relação às sanções aplicáveis em caso de violação dessas políticas. Esses treinamentos podem ser realizados através de cursos, palestras, workshops ou ferramentas de EAD, mantendo-se sempre os registros e evidências das ações realizadas. A AML oferece, por exemplo, diversas opções de educação corporativa, como treinamentos online (EAD), cursos e palestras para empresas.

 

5. Implementar metodologias e ferramentas de controle 

Nos dias atuais, torna-se indispensável a utilização de metodologias e ferramentas que permitam a identificação de operações e situações atípicas ou suspeitas de lavagem de dinheiro. O AML Monitor pode auxiliar as instituições no monitoramento de transações financeiras e informações cadastrais de seus clientes. A plataforma pode ser customizada de acordo com as demandas e necessidades específicas de cada usuário, permitindo a geração de alertas relevantes a partir de regras estabelecidas conforme as diretrizes e a política de PLD-FTP da instituição e geração de XML para comunicação ao COAF.

6. Política de aceitação e monitoramento de clientes, fornecedores e prestadores de serviços 

Aplicar as políticas conheça seu cliente (KYC), seu colaborador (KYE), seu fornecedor (KYS) e seu parceiro de negócios (KYP), a fim de constatar a idoneidade de todas as contrapartes que se relacionam com a instituição.

Adote procedimentos para a verificação dos padrões de ética e conduta dessas contrapartes para identificar possíveis envolvimentos em atividades ilícitas, como o enriquecimento repentino. Confronte as informações cadastrais com as respectivas operações financeiras, além de analisar, antes da aceitação de um novo cliente, funcionário, fornecedor ou parceiro, seu possível envolvimento com crimes.

Com a solução AML Due Diligence, as organizações podem contar com uma tecnologia que auxilia na avaliação de risco dos clientes, ao utilizar-se da metodologia de Abordagem Baseada em Risco – ABR e do maior banco de informações reputacionais, com perfis CPF e CNPJ, da América Latina. Ajuda na classificação de risco no onboarding e oferece consultas automatizadas via API.

 

7. Política de monitoramento e investigação que contemple medidas disciplinares em caso de violação 

Implantar ações de monitoramento e auditoria periódica, como também a disponibilização de canais de denúncias, são algumas medidas para identificar desvios de conduta. Em caso de violação ética ou de conduta, aplicar as sanções cabíveis aos infratores, como o desligamento de um funcionário, a descontinuidade da relação de negócios com um fornecedor e até mesmo a comunicação dessas infrações aos órgãos competentes, quando aplicável.