Quem atua nas áreas de PLD-FT e Compliance conhece bem os desafios enfrentados pelas empresas, especialmente as do setor financeiro, para atender às determinações impostas pelas leis que tratam do combate aos crimes de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e corrupção.
De acordo com a legislação vigente, estas instituições precisam criar sistemas de controles internos capazes de inibir o uso de serviços e produtos para a prática de atos ilícitos, além de controles nos processos de aceitação de clientes, parceiros e fornecedores. Ou seja, elas devem adotar uma série de medidas de segurança, antes e durante a relação de parceria.
Porém, considerando as características das instituições que atuam neste segmento (quantidade de clientes, volume de informação a ser analisada, quantidade de fontes a serem pesquisadas), realizar esta tarefa de forma manual é quase impossível. Sendo assim, como escolher a melhor ferramenta para auxiliar neste trabalho? Quais características ela deve ter?
Abordagem Baseada em Risco (ABR)
Em primeiro lugar, a ferramenta escolhida deve garantir alto índice de assertividade, em meio a grandes volumes de informação, para que o profissional de PLD-FT não perca tempo em análise de falsos positivos. Para isso, é interessante que a plataforma utilize a Metodologia de Abordagem Baseada em Risco (ABR), prevista na recomendação nº 1 do GAFI.
Esta metodologia garante que os controles implementados, em cada caso, sejam proporcionais aos riscos identificados, assim as situações não são mais tratadas de maneira genérica, pois um tipo de movimentação, por exemplo, pode ser suspeito para um cliente, mas não para outro.
Due Diligence para avaliação de riscos
Além da assertividade, é importante uma plataforma de pesquisa com um banco de dados robusto, atualizado e eficiente, que possibilite a busca, em casos de exposição na mídia, na época da divulgação dos fatos.
Outro fator importante é a inclusão de listas restritivas, sempre com nomes de empresas e sócios, para que se possa chegar ou identificar o beneficiário final, a pessoa que direta ou indiretamente possui, controla ou influencia significativamente uma entendidade.
A AML oferece o AML Due Diligence, o maior e mais assertivo banco de dados da América Latina, utilizado para aplicação de ações de background check e para mitigação de risco legal e reputacional. A plataforma utiliza a metodologia ABR, garante mais de 99% de assertividade na atribuição de CPF e CNPJ, atualiza dados em tempo real, tem a lista PEP mais completa do mercado, além da mineração de dados realizada por especialistas.
Lista PEP
Sabe-se que o setor financeiro precisa ficar atento às listas PEPs (Pessoas Expostas Politicamente). Sendo assim, opte pela ferramenta que possua uma lista completa, que forneça perfis de titulares e relacionados, em todo o território nacional.
Além de todas estas características, a plataforma também precisa apresentar dados que possam auxiliar as instituições na identificação de empresas que cumpram com a legislação trabalhista, social e ambiental, conforme parâmetros adotados pela Política de Responsabilidade Socioambiental.
Até porque nenhuma instituição quer ver seu nome envolvido com trabalho escravo ou desastres ambientais, questões que podem causar prejuízos irreparáveis para sua imagem.
Avaliação de Efetividade
A Avaliação Interna de Risco é um dos procedimentos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro exigidos pelos principais órgãos reguladores. Prevista na Circular 3.978/20 do BACEN, na Instrução 617/19 da CVM e na Circular 612/20 da Susep, é uma exigência normativa que tem como objetivo identificar e mensurar o risco de utilização dos produtos e serviços da organização na prática da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo. A partir da Avaliação Interna de Risco, é possível desenhar um plano de ação para a mitigação dos riscos encontrados e, por fim, realizar uma avaliação de efetividade.
Plataforma inovadora para Programas de Integridade
Diante desses grandes desafios, a AML desenvolveu o AML Integridade, plataforma on-line para a realização de processos de due diligence de colaboradores e terceiros, voltada para o auxílio aos Programas de Conhecimento, também integrada com nossa poderosa solução AML Due Diligence e adaptável à sua instituição.
Somos líderes em gestão de risco reputacional e podemos ajudar você na gestão dos riscos regulatórios e reputacionais de sua empresa.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe, veja uma demostração do AML Integridade.
Nossas soluções podem te ajudar nessa jornada.