De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG), o mercado de seguros cresceu 12,1% em 2019, fechando o ano com arrecadação de R$ 270,1 bilhões – excluindo saúde suplementar e o seguro de DPVAT. Por fazer parte desse segmento, seguradoras, corretoras de seguros e corretores precisam lidar com um inimigo comum: a fraude.
Ao tentar obter vantagens ou benefícios ilícitos através da manipulação ou da falsificação de informações e documentos, os fraudadores prejudicam as instituições que se vêm obrigadas a elevar o preço das apólices para compensar as perdas. O problema é que se o serviço encarece demais, pode afastar os clientes.
A solução para evitar esse tipo de revés está na adoção de políticas corporativas eficazes.
Isso só é possível investindo em treinamentos permanentes dos profissionais do setor, fornecendo a eles as ferramentas necessárias para detectar e reprimir as fraudes em todas as etapas do seguro, da aceitação do risco até o pagamento da indenização.
Profissionais do mercado de seguros também precisam estar preparados para a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT). Isso porque essas também são atribuições das empresas desse setor.
Atualmente, uma consulta pública levantada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) visa atualizar as exigências para as seguradoras e corretores, a exemplo de bancos, cooperativas de crédito, cartórios entre outros setores (confira em: Seguradoras a um passo de renovarem suas obrigações no combate à lavagem de dinheiro).
Tanto para a prevenção às fraudes, quanto na PLD/FT, a AML Risco Reputacional oferece treinamentos avançados com foco em instituições que desejam melhorar seus controles e implementar as ações previstas na legislação.
“É muito importante que todos os colaboradores estejam treinados. Além de ser uma exigência prevista nas Circulares Susep 344/07 e 590/19 (Fraudes) e na Circular 445/12 (PLD/FT), é imprescindível que todos possam identificar e reconhecer uma situação suspeita em ambas situações”, diz Luis Ramiro, diretor especialista da AML.
O treinamento online de Fraudes em Seguros aborda pontos imperativos às empresas do setor, como a diferenciação entre fraude oportunista e premeditada, indicadores de suspeita nas etapas da subscrição e regulação e, ainda, minúcias envolvendo a detecção de fraudes nos ramos automotivos, patrimonial, de saúde, transportes e vida/acidentes pessoais. Seu objetivo é adequar as instituições à Circular Susep 344/07 e à Circular Susep 590/19, que revoga a anterior.
Já o treinamento online de Prevenção à Lavagem de Dinheiro com Foco em Seguradoras visa o cumprimento do disposto na Circular Susep 445/12 e ensina como detectar e combater essa modalidade de crime, trazendo as principais metodologias e tecnologias utilizadas para monitoramento, identificação de operações e situações suspeitas. Além disso, capacita o colaborador a comunicar os fatos de forma adequada tanto à área de compliance, quanto aos órgãos responsáveis pela fiscalização.
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